A didática da resolução de problemas nas séries iniciais: um problema para o aluno ou para o professor?
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112712Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Dificuldades de Ensino.Resumo
Este artigo é fruto da análise das concepções que se têm acerca da resolução de problemas matemáticos, por professores que lecionam o terceiro ano do ensino fundamental. Participaram da pesquisa que subsidiou o artigo quatro professoras que atuam na rede pública e privada no município de Aracaju. Através de entrevistas, as professoras expuseram a forma como trabalham com a resolução de problemas e suas principais dificuldades. Os relatos das professoras evidenciaram que muitos professores pedagogos sabem que há uma importância em se trabalhar com a resolução de problemas no ensino da Matemática, mas não possuem embasamento teórico que oriente essa prática e, por isso, agem de acordo com o que vão aprendendo no dia a dia, em sala de aula. Desta forma, foi possível perceber que a resolução de problemas não é vista como tarefa fácil, nem para o aluno, nem para o professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.