Ensino de Física Moderna: Perspectivas e desafios sob o olhar de alguns professores de Física do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112710Palavras-chave:
Ensino, Física Moderna, ProfessoresResumo
Neste artigo são discutidos os resultados de uma pesquisa investigatória realizada com alguns professores de Física de escolas públicas e privadas do município de Aracaju sobre a importância de se introduzir a Física Moderna no Ensino Médio, como também as facilidades e dificuldades que os docentes têm para lecionar os conteúdos referentes a essa “nova” Física. No decorrer de todo o artigo são discutidas as questões referentes à necessidade de se ensinar conteúdos da Física pós Newton, para que os discentes a percebam e vivenciem essa Física no cotidiano deles, fundamentados em: Oliveira (2012)[1], Ostermann & Moreira (2000) [2], Barcellos e Guerra (2015) [3], dentre outros. Os resultados mostram que a maioria dos docentes entrevistados reconhecem a importância da Física Moderna, mas não abordam em suas aulas por diversos fatores, sendo o Enem o principal deles. Ficou evidente que tanto o currículo do Ensino Médio bem como o Enem não estimulam a inserção dos tópicos de Física Moderna nessa etapa da escolar.Downloads
Publicado
2016-11-21
Como Citar
Santos, A. C., nascimento, S. D., & Souza, D. do N. (2016). Ensino de Física Moderna: Perspectivas e desafios sob o olhar de alguns professores de Física do Ensino Médio. Scientia Plena, 12(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112710
Edição
Seção
IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.