Ensino de Física Moderna: Perspectivas e desafios sob o olhar de alguns professores de Física do Ensino Médio

Autores

  • Ana Cácia Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Shirleyde Dias nascimento shirleyd_nd@hotmail.com
  • Divanizia do Nascimnto Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112710

Palavras-chave:

Ensino, Física Moderna, Professores

Resumo

Neste artigo são discutidos os resultados de uma pesquisa investigatória realizada com alguns professores de Física de escolas públicas e privadas do município de Aracaju sobre a importância de se introduzir a Física Moderna no Ensino Médio, como também as facilidades e dificuldades que os docentes têm para lecionar os conteúdos referentes a essa “nova” Física. No decorrer de todo o artigo são discutidas as questões referentes à necessidade de se ensinar conteúdos da Física pós Newton, para que os discentes a percebam e vivenciem essa Física no cotidiano deles, fundamentados em: Oliveira (2012)[1], Ostermann & Moreira (2000) [2], Barcellos e Guerra (2015) [3], dentre outros. Os resultados mostram que a maioria dos docentes entrevistados reconhecem a importância da Física Moderna, mas não abordam em suas aulas por diversos fatores, sendo o Enem o principal deles. Ficou evidente que tanto o currículo do Ensino Médio bem como o Enem não estimulam a inserção dos tópicos de Física Moderna nessa etapa da escolar.

Biografia do Autor

Ana Cácia Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Sergipe, Técnica em Informática pela Universidade Tiradentes, Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.

Shirleyde Dias nascimento, shirleyd_nd@hotmail.com

 Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba UEPB. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.

Divanizia do Nascimnto Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

 Doutora em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo e Mestre em Física pela Universidade Federal de Sergipe. Docente do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Santos, A. C., nascimento, S. D., & Souza, D. do N. (2016). Ensino de Física Moderna: Perspectivas e desafios sob o olhar de alguns professores de Física do Ensino Médio. Scientia Plena, 12(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112710

Edição

Seção

IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)