Valores de referência hematológicos e bioquímicos de ratos (Rattus novergicus linhagem Wistar) provenientes do biotério central da Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave:
ratos, análise bioquímica, perfil hematológicoResumo
Os parâmetros hematológicos e bioquímicos podem variar entre linhagens e cepas diferentes de uma dada espécie e também em função do método de coleta de sangue. Desta forma, é fundamental determinar os valores de referência para animais de diferentes biotérios de acordo com a espécie, a dieta, a linhagem, o sexo e a idade. Foram utilizados ratos Wistar saudáveis (140-310 g) de ambos os gêneros. Foi avaliado o perfil hematológico (leucócitos: total e diferencial, hemácias, hemoglobina, hematócrito, alguns índices hematimétricos e plaquetas) e a determinação bioquímica de vários constituintes plasmáticos (aspartato aminotransferase, alanina aminotransferase, fosfatase alcalina, proteína total, globulina, albumina, glicose, creatinina, uréia, colesterol total, triglicerídeos, ácido úrico, potássio e sódio). Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo determinar os valores de referência para os parâmetros hematológicos e bioquímicos de animais não-tratados oriundos do Biotério Central da Universidade Federal de Sergipe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.