Contextualização, Experimentação e a Pesquisa na Web para Despertar o Interesse pelo Estudo das Reações Químicas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112709Palavras-chave:
Contextualização, Experimentação, Pesquisa.Resumo
Os estudantes que estão na transição do ensino fundamental para o médio, encontram dificuldades para compreender os conteúdos das Ciências, pois trazem consigo concepções errôneas sobre as disciplinas, sendo que algumas destas são passadas de geração para geração. Além disso, o ensino tradicional, que não relaciona a vida escolar com a do cotidiano do aprendiz potencializa essa problemática.
Na busca de alternativas ao ensino bancário trabalhamos com três eixos de mediação do conhecimento: a contextualização, a experimentação e as situações de estudo, que demonstraram ser ferramentas importantes para discutir esses problemas. Utilizando um tema comum da vida dos aprendizes, observamos um maior comprometimento e satisfação não só em responder as indagações propostas pelo professor orientador, como também a elaboração de questões durante o estudo. A partir deste nossos trabalho concluímos que é necessário estimular o uso na escola de práticas educacionais que sejam inovadoras e insiram a problemática da vida do aluno como forma de estudo dos conteúdos disciplinares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.