O que sabem os alunos de escolas estaduais em Aracaju/Se a respeito dos conceitos de preservação e biodiversidade?

Autores

  • Crislaine de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Carmen Regina Parisotto Guimarães Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112706

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino Contextualizado, Ecologia

Resumo

Sergipe apresenta uma grande diversidade de ecossistemas, no entanto, a ocupação territorial nesse estado levou a grande perda de seu patrimônio natural. Frente a isso, o presente trabalho teve como objetivo compreender a percepção dos alunos do Ensino Fundamental de dez escolas da rede estadual de educação do município de Aracaju/se, em relação aos conceitos de preservação e biodiversidade, e temas relacionados à Educação Ambiental. Para isso, foram aplicados 244 questionários, utilizando-se de questões abertas sobre os conceitos de Preservação e Biodiversidade. Os resultados mostraram que os alunos tem conhecimento parcial dos conceitos e mostraram conhecer algumas estratégias de preservação, além de realiza-las em seu meio. No entanto, uma grande parcela não conceituou ou não soube conceituar, o que pode indicar dificuldades de compreensão ou na forma de se expressar.

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Publicado

2016-11-21

Como Citar

de Oliveira, C., & Parisotto Guimarães, C. R. (2016). O que sabem os alunos de escolas estaduais em Aracaju/Se a respeito dos conceitos de preservação e biodiversidade?. Scientia Plena, 12(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112706

Edição

Seção

IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade