Análise das interferências da coordenação de projetos durante a execução de obras
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.113301Palavras-chave:
Coordenação de ProjetosResumo
O mercado imobiliário no Brasil tem se tornado bastante competitivo nos últimos anos, devido ao aumento da exigência dos clientes por maior qualidade no produto como também pelo prazo de entrega mais curto. Novas práticas relacionadas aos projetos surgem associadas ao desenvolvimento gerencial e tecnológico. Para isso, existe a necessidade de uma coordenação eficiente de tarefas e uma comunicação adequada entre os envolvidos. Essa pesquisa se desenvolveu com o objetivo de analisar as principais interferências causadas pela falta de coordenação de projetos durante a execução da obra, segundo a visão de projetistas e engenheiros, bem como propor medidas para a obtenção de melhorias no processo de projetos. Para isto, foram realizadas entrevistas com os agentes envolvidos na coordenação de projetos, ou seja, os projetistas e os executores. Foram identificadas as interferências entre os projetos a partir das principais dificuldades para se projetar e organizar o empreendimento. Os principais problemas referiram-se ao projeto arquitetônico. Sendo assim, espera-se com este diagnóstico contribuir para o melhoramento do desempenho dessa etapa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.