A Química da Maionese: um Tema Estruturador para o Ensino de Coloides
Resumo
A proposta central deste trabalho é apresentar alternativas dinâmicas para a construção de conceitos de coloides, a partir de procedimentos de ensino diversificados tendo como foco experimentos sobre a produção da maionese. O foco na experimentação se justifica como uma estratégia de se promover atividades como elaboração de hipóteses, análise de dados e obtenção de conclusões. O texto Valor Nutricional da Maionese norteou as ações desenvolvidas através da leitura interativa, análise e discussão dos parágrafos. Os resultados desta pesquisa nos permite concluir que: O tema funciona como organizador prévio, permitindo uma abordagem pedagógica condizente com o desenvolvimento cognitivo dos alunos facilitando a aprendizagem significativa. A realização de atividades experimentais e o trabalho com texto desenvolvem a reflexão e a negociação de significados e desperta o interesse pela Ciência, tornando os conteúdos químicos mais objetivos e significativos. Cabe ao professor a mediação do processo promovendo condições para a compreensão das atividades, visando construir relações conceituais que justifiquem o fenômeno que os alunos estão estudando, favorecendo a elaboração de seu próprio conhecimento, a partir de fatos, observações e análise. Como relação a nossa formação consolidou, a importância do papel mediador do professor e a necessidade de na nossa atuação docente sempre refletir, elaborar e utilizar estratégias diversificadas visando desenvolver a capacidade científica dos nossos futuros alunos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.