O uso da experimentação para o entendimento de fenômenos do cotidiano: concepções dos alunos sobre a combustão
Palavras-chave:
concepções prévias, conhecimento científico e combustãoResumo
O presente trabalho levantou as concepções alternativas dos alunos sobre fenômenos do cotidiano - combustão, mediante a realização de experimento, assim como a possível minimização dessas concepções através de debates entre grupos de alunos com posicionamentos diferenciados para explicar os questionamentos apresentados pelos professores/pesquisadores. A pesquisa realizada com alunos do 3º ano do ensino médio da cidade universitária de Sergipe foi de caráter qualitativo, visto que os dados foram coletados através de questionários semiestruturados e entrevistas abertas, pode-se observar que suas concepções alternativas eram fruto de um ensino memorístico e, portanto sem uma aprendizagem significativa de conceitos primordiais à compreensão da química. No entanto, a utilização de experimentos, mediados por questionamentos que contemplavam o conhecimento prévio dessas concepções, permitiu que esses alunos se envolvessem tanto com o fenômeno discutido como na defesa de suas ideias e na elaboração de um consenso comum mais próximo do científico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.