Condutividade elétrica em uma abordagem problematizadora

Autores

  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe
  • Daiane Menezes Damacena Universidade Federal de Sergipe
  • Thayna Souza Santos UNiversidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

condutividade eletrica, abordagem problematizadora, oficinas temáticas.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma proposta de abordagem para o conceito de condutividade elétrica, a partir dos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti (2004). As oficinas foram realizadas em cinco escolas publicas do agreste sergipano durante as atividades do PIBID. Como resultado pode-se concluir que há uma deficiência conceitual em relação a estes conceitos e, que, após a participação nas oficinas houve um maior envolvimento no processo de aprendizagem do conceito de condutividade elétrica.

Biografia do Autor

Edson José Wartha, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Licenciatura em química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela USP (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: a) Linguajem e cognição no Ensino de Ciências; b) Avaliação e testes de desempenho escolar; c) Análise de materiais (livros) didáticos; d) Espaços de divulgação e popularização cientifica; e) Construção e validação de unidades didáticas em contextos de aprendizagem.

Daiane Menezes Damacena, Universidade Federal de Sergipe

Licencianda em quimica e bolsista do PIBID.

Thayna Souza Santos, UNiversidade Federal de Sergipe

Licenciando em química e bolsista PIBID.

Downloads

Publicado

2015-06-17

Como Citar

Wartha, E. J., Damacena, D. M., & Santos, T. S. (2015). Condutividade elétrica em uma abordagem problematizadora. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2537

Edição

Seção

Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)