A leitura mediada de textos sobre concepções da ciência e concepções alternativas: Um caminho para a minimização das dificuldades conceituais.

Tatiana Santos Andrade, Marlene Rios Melo, Ana Carla De Oliveira Santos

Resumo


Na Universidade Federal de Sergipe (UFS), constatamos no período de 2011 a 2013 que licenciandos de química apresentavam dificuldades na compreensão dos conceitos que envolviam as visões da ciência e as concepções alternativas. Em função dessa constatação, buscamos construir com esses licenciandos o conhecimento a respeito dessa temática por meio da leitura de diferentes artigos científicos. Nossa pesquisa contempla as compreensões de 19 licenciandos do curso de Química Licenciatura, construídas a partir de propostas de leitura de diferentes artigos que contemplavam visões de diversos pesquisadores sobre as visões de ciência e das concepções alternativas. Objetivamos a otimização da formação conceitual a partir da compreensão e consciência do universo das concepções alternativas e comparação com às dos licenciandos. 


Palavras-chave


Ensino de química, formação de professores e concepções alternativas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.