A leitura mediada de textos sobre concepções da ciência e concepções alternativas: Um caminho para a minimização das dificuldades conceituais.
Palavras-chave:
Ensino de química, formação de professores e concepções alternativasResumo
Na Universidade Federal de Sergipe (UFS), constatamos no período de 2011 a 2013 que licenciandos de química apresentavam dificuldades na compreensão dos conceitos que envolviam as visões da ciência e as concepções alternativas. Em função dessa constatação, buscamos construir com esses licenciandos o conhecimento a respeito dessa temática por meio da leitura de diferentes artigos científicos. Nossa pesquisa contempla as compreensões de 19 licenciandos do curso de Química Licenciatura, construídas a partir de propostas de leitura de diferentes artigos que contemplavam visões de diversos pesquisadores sobre as visões de ciência e das concepções alternativas. Objetivamos a otimização da formação conceitual a partir da compreensão e consciência do universo das concepções alternativas e comparação com às dos licenciandos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.