Formação de Professores em publicações da Revista Química Nova na Escola na última década

Gisleine Souza da Silva, Danilo Oliveira Santos

Resumo


A prática pedagógica pode ser entendida de distintas maneiras entre os diversos docentes. O desenvolvimento/publicação de pesquisas é uma maneira de apresentar informações importantes e peculiares como também uma forma de auxiliar os docentes e estudantes de graduação na compreensão de questões essenciais que poderão surgir no decorrer da prática profissional. A pesquisa teve por objetivo apresentar publicações da Revista Química Nova na Escola (QNEsc) do período de 2004 a 2014 sobre a formação de professores e foi realizada no site da revista (http://qnesc.sbq.org.br/index_site.php), com o propósito de obter trabalhos no contexto de formação docente. A QNEsc foi escolhida por ser uns dos instrumentos de pesquisa mais usufruído por estudantes de graduação no curso de química licenciatura, em pesquisas, leituras. Os dados foram obtidos por meio de palavras-chaves das publicações, sendo escolhidos os que apresentavam os termos: Professor; Formação de Professores; Formação de Professor de Química; Formação Inicial; Formação Docente; Prática Pedagógica; Prática docente. Desta maneira, caracterizam-se como critérios da pesquisa: publicações dos últimos dez anos, informações obtidas das palavras-chave dos artigos e existência de um dos termos descritos. Constatou-se que apenas a partir do ano de 2007 as publicações passam a ser trimestrais - Fevereiro, Maio, Agosto e Novembro - de 2004 a 2007 eram apenas duas e após 2008 cada volume apresenta quatro números. Dos volumes 19 a 36 – publicações que compreendem o período estabelecido – foram encontrados 33 trabalhos, os quais apresentam distintas vertentes e são desenvolvidos tendo por foco: PIBID, experimentação, currículos, licenciaturas, diários de campo/observação, outros.

Palavras-chave


Formação de professores. Artigos. Revista QNEsc.

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