Abordagem de pigmentos naturais no Ensino de Química através de experimentação

Nayara Siqueira Melo

Resumo


O presente trabalho tem como finalidade apresentar aos alunos do Ensino Médio a importância dos pigmentos naturais; desde suas características nutritivas, quanto químicas, além da experimentação, extraindo pigmentos naturais através das verduras, assim como também seus principais cromóforos, formula estrutural e sua polaridade em meio a diferentes solventes. Foi realizado no Colégio Estadual Glorita Portugal, numa turma de 1º ano da seria do Ensino Médio, num total de 25 alunos, no turno matutino. Os resultados do questionário investigativo mostram que os alunos têm conhecimentos subsunçores. A partir disso a temática prosseguiu com a experimentação, onde os próprios alunos a desenvolveram, gerando discussão na sua realização. Diante disso, a experimentação em sala de aula, pode ser sim facilitadora, na junção da prática com teoria.


Palavras-chave


Pigmentos. Experimentação. .Ensino de química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.