Abordagem de pigmentos naturais no Ensino de Química através de experimentação

Autores

  • Nayara Siqueira Melo "Faculdade Pio Décimo"

Palavras-chave:

Pigmentos. Experimentação. .Ensino de química.

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade apresentar aos alunos do Ensino Médio a importância dos pigmentos naturais; desde suas características nutritivas, quanto químicas, além da experimentação, extraindo pigmentos naturais através das verduras, assim como também seus principais cromóforos, formula estrutural e sua polaridade em meio a diferentes solventes. Foi realizado no Colégio Estadual Glorita Portugal, numa turma de 1º ano da seria do Ensino Médio, num total de 25 alunos, no turno matutino. Os resultados do questionário investigativo mostram que os alunos têm conhecimentos subsunçores. A partir disso a temática prosseguiu com a experimentação, onde os próprios alunos a desenvolveram, gerando discussão na sua realização. Diante disso, a experimentação em sala de aula, pode ser sim facilitadora, na junção da prática com teoria.

Biografia do Autor

Nayara Siqueira Melo, "Faculdade Pio Décimo"

O presente trabalho tem como finalidade apresentar aos alunos do Ensino Médio a importância dos pigmentos naturais; desde suas características nutritivas, quanto químicas, além da experimentação, extraindo pigmentos naturais através das verduras, assim como também seus principais cromóforos, formula estrutural e sua polaridade em meio a diferentes solventes. Foi realizado no Colégio Estadual Glorita Portugal, numa turma de 1º ano da seria do Ensino Médio, num total de 25 alunos, no turno matutino. Os resultados do questionário investigativo mostram que os alunos têm conhecimentos subsunçores. A partir disso a temática prosseguiu com a experimentação, onde os próprios alunos a desenvolveram, gerando discussão na sua realização. Diante disso, a experimentação em sala de aula, pode ser sim facilitadora, na junção da prática com teoria.

Palavras-chave: Pigmentos. Experimentação. .Ensino de química.

Downloads

Publicado

2015-06-17

Como Citar

Melo, N. S. (2015). Abordagem de pigmentos naturais no Ensino de Química através de experimentação. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2512

Edição

Seção

Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química