A composição da água mineral: Uma proposta de projeto para a discussão de conceitos de Hidrólise Salina

Autores

  • Ângelo Francklin Pitanga Instituto Federal da Bahia
  • Bárbara Luísa S.R. Santos
  • Lenalda Dias dos Santos
  • Letícia Bispo da Rocha
  • Suellen Janaína Cunha
  • Wendel Menezes Ferreira

Palavras-chave:

Salt hydrolysis, Mineral water, Levels of knowledge, Images and graphics.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo divulgar informações relativas à execução de um projeto, uma proposta didática desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio, usando a composição da água mineral e a hidrólise salina como tema para as discussões. O uso de imagens e de ilustrações durante as aulas e os fundamentos sobre os níveis de conhecimento químico nortearam a escolha dos recursos didáticos e a organização do projeto. Na metodologia o levantamento dos dados foi realizado através da aplicação de dois questionários. Durante o processo de análise, após a comparação das informações obtidas, ficou evidente a melhoria significativa dos índices de acerto, caracterizada por dois aspectos: primeiro, os alunos participantes passaram a apresentar discursos mais elaborados; e, segundo, conseguiram estabelecer relações entre os níveis de conhecimento.

Biografia do Autor

Ângelo Francklin Pitanga, Instituto Federal da Bahia

Licenciado e Mestre em Química pela UFS, Doutorando em Educação pela UFS, Professor do IFBA.

Downloads

Publicado

2015-06-17

Como Citar

Pitanga, Ângelo F., Santos, B. L. S., dos Santos, L. D., da Rocha, L. B., Cunha, S. J., & Ferreira, W. M. (2015). A composição da água mineral: Uma proposta de projeto para a discussão de conceitos de Hidrólise Salina. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2484

Edição

Seção

Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química