Características sociodemográficas e comportamentais relacionados à gravidez na adolescência no município de Jeremoabo, Bahia, Brasil
Palavras-chave:
sexualidade, fatores de risco, gravidez na adolescênciaResumo
O presente estudo tem o objetivo de descrever as características sociodemográficas e comportamentais relacionadas à gestação na adolescência em uma Unidade de Saúde da Família (USF) do município de Jeremoabo/BA. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa realizado em uma Unidade de Saúde da Família do referido município. A amostra, não probabilística intencional, correspondeu a 37 adolescentes gestantes e/ou mães adolescentes entre 10 e 19 anos de idade. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética e pesquisa da Faculdade AGES/BA, com protocolo 009/2012. Os dados foram coletados através de uma entrevista individual com aplicação de um questionário semi-estruturado. Na análise dos dados foi utilizado o programa BioEstat (5.0). Constatou-se que a idade média da menarca foi 12,05 anos; sexarca 13,9 anos; primeira gestação aos 15,5 anos. Quanto aos aspectos socioeconômicos, 65% vivem com menos de um salário mínimo, 89% não têm trabalho remunerado, 73% tinham entre 6 e 12 anos de estudo, 92% interromperam os estudos após a gravidez e/ou quando tornaram-se mães. Quanto ao diálogo familiar, 54% informaram ter recebido orientações sobre sexualidade, entretanto, 60% relataram que as orientações eram apenas para evitar a gravidez. Somando-se os motivos que levaram as adolescentes a engravidar, 54% referiram o desejo de ter um filho. Sugere-se uma parceria entre família, escola e serviços de saúde que venha a oferecer estratégias de ações eficientes quanto aos aspectos que permeiam a sexualidade na adolescência, proporcionando subsídios teóricos necessários para conhecimento de seus direitos reprodutivos e de sua saúde integral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.