Avaliação dos níveis de Aceitação e de Intenção de Compra da polpa de laranja Pêra congelada e criocongelada.
Resumo
A qualidade da polpa da laranja (Citrus sinensis L. Osbeck) “in natura” pode ser definida como um conjunto de características onde devem ser considerados os atributos físicos, químicos, bioquímicos, microbiológicos, sensoriais e relações entre essas medidas objetivas e subjetivas. É um produto complexo constituído por vários componentes orgânicos voláteis e instáveis responsáveis pelo seu sabor e aroma, além de açúcares, ácidos, sais minerais, vitaminas e pigmentos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aceitação e a intenção de compra de polpa de laranja congelada por diferentes métodos durante o armazenamento. As amostras foram congeladas por três diferentes métodos: congelamento mecânico em freezer doméstico à -21°C (C.M.), sob injeção de vapor de nitrogênio à -170°C (C.V.) e sob imersão em nitrogênio líquido à -196°C (C.I.). Foram realizados Testes Afetivos de Aceitação e de Intenção de Compra com escalas hedônicas de categoria verbal de nove e de cinco pontos, respectivamente. Os resultados obtidos nos Testes de Aceitação não apresentaram diferenças significativas (p≤0,05) nos atributos aparência, sabor, textura e impressão global e as médias obtidas apresentaram-se entre os termos hedônicos “Gostei ligeiramente” e “Gostei muito”, com exceção do atributo sabor que se situou entre os termos hedônicos “Gostei moderadamente” e “Gostei ligeiramente”. Apenas o atributo aroma apresentou diferença significativa (p≤0,05) e denotou uma maior aceitação pelas amostras C.M. e C.V. em comparação com a amostra C.I., representadas também entre os termos hedônicos “Gostei ligeiramente” e “Gostei muito”. As médias obtidas durante os Testes de Intenção de Compra não apresentaram diferenças significativas (p≤0,05) entre as amostras apresentando-as muito próximas ao termo hedônico “Provavelmente compraria”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.