O Papel do Professor Articulador no Colégio Estadual Gumercindo Bessa – Estância (2009-2011)
Palavras-chave:
Educação. História da Educação. Professor Articulador.Resumo
O artigo em questão faz uma análise do papel do professor articulador, e seu trabalho pedagógico nos Laboratórios de Tecnologia Educacional (LTE) do Colégio Estadual Gumercindo Bessa. Neste contexto, é notório que o século XXI marca uma sociedade em que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) sofrem uma grande valorização. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa consistiu em analisar o papel do professor articulador LTE do Colégio Estadual Gumercindo Bessa no período de 2009 a 2011. Para isso, realizamos uma investigação qualitativa, voltada para o processo e não, simplesmente, para o resultado e produto. Temos ciência de que nossos alunos são e estão sedentos por acompanhar a dinamicidade de um mundo em rede. A questão é saber se o professor articulador do laboratório de informática nas escolas pode influenciar e aprimorar a aquisição de conhecimentos no processo ensino aprendizagem? Para respondermos a esse questionamento realizamos entrevistas junto aos professores do referido Colégio, que desenvolveram, no período de 2009 a 2011, trabalho com os articuladores do LTE. Além disso, realizamos uma longa revista da literatura sobre o tema. Com esta pesquisa, constatamos que é fundamental o trabalho desenvolvido pelos professores articuladores que proporciona aos estudantes um aprendizado mais dinâmico e significativo. A aprendizagem torna-se mais atraente possibilitando a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade globalizada. Desta forma, os LTE’s mostram uma imensidão de oportunidades de mudanças na prática pedagógica docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.