Capacitação tecnológica do educador: o desafio da formação continuada
Palavras-chave:
Educador. Tecnologia. Formação Continuada.Resumo
Muitos educadores apresentam dificuldades em organizar o seu tempo para buscar o aperfeiçoamento tecnológico, a fim adequar sua prática pedagógica às exigências da atualidade. A rotina cansativa da sala de aula, o volume de atividades e funções a cumprir, associados a outros compromissos familiares e sociais, sobrecarregam a vida dos professores de norte a sul do país. Esse problema compromete o sucesso do processo de ensino-aprendizagem nas escolas, o que provoca uma preocupação quanto à formação de futuros cidadãos críticos na sociedade. Este artigo reflete sobre a necessidade de atualização dos docentes em relação ao uso de tecnologias como o computador em suas práticas de sala de aula, empregando-a de forma crítica e criativa. Busca-se também pensar sobre a realidade desses professores, que enfrentam dificuldades para continuar seu processo de formação profissional. Essas reflexões foram feitas a partir dos dados obtidos por meio da aplicação de questionários a professores cursistas e coordenadores do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação – E-proinfo, realizado pela Universidade Federal de Sergipe, em convênio com o Ministério da Educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.