Movimentos epistêmicos de uma professora em atividades investigativas de ciências
Palavras-chave:
movimento epistêmico, práticas epistêmicas, atividades investigativas de química.Resumo
Neste trabalho buscamos analisar e categorizar os movimentos epistêmicos desenvolvidos pela professora em uma atividade investigativa de Química, direcionada para um grupo de alunos de Oitavos e Nonos Anos do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. Buscamos saber ainda, como as estratégias empregadas pela professora favoreceram a instauração das práticas epistêmicas desenvolvidas pelos alunos. Utilizamos algumas categorias proposta por Mortimer et al. e outras inspiradas nas categorias propostas por Lidar, Lundquivist e Östman para categorizar as ações da professora. Os resultados indicam, o quanto foram de suma importância as estratégias utilizadas pela professora (movimentos epistêmicos), as quais possibilitaram aos estudantes o avanço nas práticas epistêmicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.