Práticas epistêmicas na construção e justificação dos saberes pelos alunos
Palavras-chave:
aspectos epistêmicos, práticas epistêmicas, Ensino de Ciências.Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre os resultados obtidos em uma pesquisa que teve como objetivo analisar as práticas epistêmicas desenvolvidas ao longo de atividades investigativas, em salas de aula de Ciências, buscando dar visibilidade ao processo de construção e justificação dos saberes pelos alunos. Para tanto, analisamos aulas de uma turma do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFS. A análise dos dados obtidos contou com a aplicação de categorias apresentadas no trabalho de Jimènez-Aleixandre et al. [3] e de um software previamente selecionado, o Videograph®. Os resultados apresentados nos mostram que as práticas epistêmicas, potencialmente previstas pelo roteiro de atividade, foram desenvolvidas pelos alunos do grupo investigado, sendo boa parte fomentada pelas intervenções feitas pela professora. Além disso, torna-se perceptível que atividades de laboratório com estrutura investigativa contribuem para a real compreensão da natureza da Ciência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.