Reflexões sobre o papel das memórias de professores/as na trajetória de formação e atuação profissional docente em química
Palavras-chave:
Memórias dos professores, Identidade docente, Licenciatura em Química.Resumo
Este trabalho faz parte de um estudo mais amplo que buscou compreender elementos da construção da identidade docente em Química. Entre os elementos investigados, o presente artigo faz uma reflexão sobre o papel das memórias dos/as professores/as na trajetória escolar e formação profissional na atuação de professores/as de Química. Desse modo, busca-se compreender o processo de incentivo e influência dos/as professores/as da trajetória de formação para a continuidade da carreira profissional docente em Química. O trabalho teve como referencial metodológico a pesquisa qualitativa, através do método história de vida de sete professores/as iniciantes na atuação docente em Química. Os dados mostraram aspectos positivos e negativos do processo de incentivo/influência para a docência na área de Química, nos diferentes níveis de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.