Os professores do ensino médio e seus saberes docentes: Usos dos OVA no Colégio Estadual Silvio Romero
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Objetos Virtuais de Aprendizagem, Ensino Médio.Resumo
Um dos desafios das escolas hoje é que os professores integrem a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) às suas práticas profissionais e se mantenham atualizados com relação ao desenvolvimento e aplicações de recursos didáticos com uso do computador. Nesse contexto, o presente artigo buscou compreender o papel dos objetos virtuais de aprendizagem (OVA), disponíveis no Laboratório de Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem no Colégio Estadual Sílvio Romero em Lagarto. Tratou-se de uma investigação que buscou responder como os professores do Ensino Médio entendem os conceitos de saberes docentes e TDIC e possível relação entre eles. De cunho qualitativo descritivo, esta pesquisa se utilizou, para a coleta de dados, a aplicação de um questionário composto por cinco perguntas abertas. Os dados foram tratados à luz da bibliografia consultada. Contatou-se que os docentes reconhecem a importância dos (OVA) nas escolas, isto é, avaliam como ferramentas que auxiliam a aprendizagem dos alunos, no entanto é subutilizado. Constatou-se que usam parte da tecnologia, porém não alteraram muito a metodologia, isto é, não exploram outras possibilidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.