Atividades investigativas e práticas epistêmicas no ensino de Ciências
Palavras-chave:
alunos, atividades investigativas, práticas epistêmicas.Resumo
As pesquisas no ensino de ciências cada vez mais buscam alimentar no aluno uma sabedoria acerca da natureza da ciência. As atividades investigativas surgem como um artifício que pode ser utilizado para que os alunos obtenham esse conhecimento. Porém, até atingir determinado conhecimento por meio das atividades investigativas, os alunos devem desenvolver práticas epistêmicas envolvidas no processo deconstrução e justificação dos saberes. Assim, o presente artigo busca analisar o quanto as atividades investigativas podem favorecer o surgimento e desenvolvimento das práticas epistêmicas por parte dos estudantes, a partir de uma análise feita sobre duas atividades em turmas diferentes do Colégio de Aplicação da UFS. Os dados obtidos, tanto os qualitativos quanto os quantitativos, serviram para verificar as semelhanças e diferenças entre as práticas surgidas em cada atividade, além de tornar nítida a aprendizagem dos alunos a partir das atividades de cunho investigativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.