Identificação das possíveis interações de fármaco – alimento administrados por via oral em pacientes hospitalizados
Palavras-chave:
Farmacovigilância, interações alimento-droga, pacientes hospitalizados.Resumo
Atualmente, a avaliação de interações medicamentosas é uma atividade clínica cada vez mais importante dentro dos hospitais. Neste contexto, as interações fármaco-alimento ganham destaque visto a potencialidade de causar prejuízos à saúde dos pacientes internados. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo identificar as possíveis interações fármaco-alimento ocorridas no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). A pesquisa foi um estudo observacional, transversal, prospectivo dos prontuários dos pacientes internados nas unidades clínica e psiquiátrica do HU-UFS. Durante o estudo foram analisadas 30 prescrições obtidas dos prontuários, dos quais 100% não continham orientação ou descrição do prejuízo das possíveis interações com a dieta. Cada prontuário analisado tinha uma média de 9,56 medicamentos por paciente. Destes medicamentos, 20 possuem possíveis interações com alimentos, sendo que a média de interações fármaco-alimento entre os prontuários analisados foi de 3,46. Diante do exposto, podemos inferir a necessidade de ações que promovam a interdisciplinaridade entre os profissionais de saúde, no intuito de detectar e prevenir as possíveis interações fármaco alimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.