A Educação Profissional no Brasil: do tecnicismo à construção da cidadania

Rossana Dutra Tasso, Aline Cardoso de Oliveira Macedo, Onorato Jonas Fagherazzi, Roni Anderson Capaverde Pires

Resumo


Atualmente, na medida em que há um intenso questionamento acerca do trabalho tecnicista e da educação “reprodutivista”, nota-se que a Educação Profissional vem ganhando novos contornos. O objetivo, agora, é preparar os estudantes para o mundo do trabalho, ou seja, os conhecimentos técnicos acerca da futura profissão devem construir-se conjuntamente com conteúdos e práticas mais humanísticas, que tenham por meta a formação integral do estudante e preparem-no para atuar criticamente na sociedade em que vive. Então, no presente artigo, apresentaremos um pequeno histórico da consolidação da Educação Profissional no Brasil, bem como as primeiras análises que o projeto de pesquisa Investigando a Educação Profissional realizou a respeito do perfil curricular dos estudantes que, hoje, buscam os cursos técnicos integrados no IFRS – Campus Rio Grande.

Palavras-chave


Ensino Profissionalizante; Currículo; Formação Integral.

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