Diversidade genética em germoplasma de Anarcadium occidentale
Palavras-chave:
caju, marcadores moleculares, variabilidadeResumo
Com o decréscimo da produtividade do cajueiro e a maior exigência do mercado para a qualidade dos seus produtos torna-se necessário conhecer e avaliar a base genética disponível para potencializar a seleção de genótipos superiores. Com o objetivo de avaliar a diversidade genética entre clones do Banco Ativo de Germoplasma de Cajueiro, foi desenvolvido o presente trabalho, utilizando marcadores RAPD. A menor distância genética foi verificada entre o cajueiro CJ5 (AO) e CJ9 (T1C18), e a maior, entre CJ1 (BRS226) e CJ17 (P2O1). Os marcadores RAPD são eficientes na caracterização molecular do cajueiro, sendo possível quantificar a variabilidade genética entre os clones e a pré-seleção de grupos a partir do método de agrupamento UPGMA e ACoP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.