Avaliação do perfil sócio demográfico e hábitos de vida dos pacientes hospitalizados no munícipio de Lagarto, Sergipe
Palavras-chave:
Estilo de vida, Processo saúde-doença, EnfermagemResumo
O estudo teve como objetivo avaliar o perfil sócio demográfico e estilo de vida dos pacientes internados em clínica médica no Hospital Regional de Lagarto, no município de Lagarto, Sergipe, em vista da identificação dos fatores limitantes ao cuidado de Enfermagem. Esta pesquisa teve natureza quantitativa, descritiva e exploratória, a amostragem foi aleatória e o instrumento de coleta de dados foi um formulário composto de questões objetivas e subjetivas. Os resultados foram analisados estatisticamente e apontaram que todos os pacientes tinham hipertensão ou diabetes; faixa etária entre 35 e 86 anos, com média de idade de 61.1; predomínio do sexo feminino (52,5%), baixa renda (72,5%), casados (60%), baixa escolaridade (62,5%); tabagismo (5%); etilismo (12,5%); sedentarismo (80%); 45% apresentaram cardiopatias como a principal comorbidade; 72,5% demonstraram conhecimento insatisfatório em torno do internamento e do significado de sua patologia; 45% afirmaram internamento por mais de três vezes; 80% dos cuidadores familiares eram mulheres. Considera-se que estas características apontam para um sujeito vulnerável e podem influenciar em seu processo saúde-doença e tratamento, requerendo uma assistência organizada e focalizada na prevenção de reinternações, interferindo no planejamento do cuidado de enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.