Análise de Aceitação da Merenda Escolar dos alunos das escolas municipais urbanas de Itabaiana-SE
Palavras-chave:
merenda escolar, ensino fundamental, análise sensorial.Resumo
A merenda escolar também conhecida como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), visa atender 15% das necessidades nutricionais diárias dos alunos durante sua permanência em sala de aula. O presente estudo teve o objetivo de avaliar a aceitação da merenda escolar oferecida aos alunos de uma rede municipal de ensino. Foi elaborado em estudo transversal com amostra de 990 alunos, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, correspondente a 8 escolas da rede urbana. Foram aplicados questionários contendo escala estruturada hedônica facial, de cinco pontos para avaliar o grau de aceitação de dez diferentes refeições. Os dados foram analisados pelos testes estatísticos Anova e o de Tukey. Dos 990 alunos da amostra, 387 eram do sexo masculino e 603 do sexo feminino. Na análise dos questionários observou-se uma aceitação com média acima do valor três da escala para as refeições oferecidas, exceto o arroz doce que foi significativamente (p<0,05) preterido, com uma média de 2,99. Vale destacar que a maior aceitação foi à preparação bolo bacia e suco, apresentando uma média de 4,39. As preparações oferecidas pelo PNAE aos alunos de uma rede municipal de ensino apresentaram uma aceitação compatível com um padrão sensorial adequado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.