Crescimento inicial de mudas micorrizadas de sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.) sob doses de fósforo.
Palavras-chave:
biometria, simbiose, adubaçãoResumo
A inoculação com fungos micorrizas arbuscular (FMA) pode potencializar adubação fosfatada, porém a mesma é o fator que pode mais afetar a eficiência do FMA. Objetivou-se estudar a influencia do FMA, Glomus etunicatum, no crescimento inicial de mudas de sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.) sob doses de fósforo tendo como substrato solo de baixa fertilidade. O experimento foi instalado em casa de vegetação da Universidade Federal do Piauí NOS meses de setembro a novembro de 2011. O delineamento foi inteiramente ao acaso em esquema fatorial 3x4 sendo 3 condições de solo( solo natural, autoclavado e autoclavado com inoculação de FMA) e 4 doses de P ( 0, 60, 120 e 240 mg dm-3 de P) com 4 repetições. Os parâmetros avaliados foram comprimento da parte aérea (CA), diâmetro do colo (DC), relação comprimento da parte aérea diâmetro do colo (CA/DC) e número de folhas (NF). A inoculação FMA promoveu significância para CA, DC e NF. A dose de 60 mg dm-3 promove incremento para CA, DC e NF. Conclui-se que a inoculação com Glomus etunicatum promove incremento no crescimento inicial de mudas de sabiá e a dose de 60 mg dm-3 de P é suficiente para atender o crescimento inicial de mudas de sabiá.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.