Viabilidade econômica da produção de hortaliças em quintais agroflorestais.
Palavras-chave:
agrossilvicultura, produtos orgânicos, sustentabilidade, assentamento, agricultura familiarResumo
O objetivo do trabalho foi estudar a análise econômica de produtos orgânicos em quintais agroflorestais em área de agricultura familiar no Povoado Zanguê em Itabaiana-SE. Foram avaliadas 7 espécies com ciclos completos com período de um ano, os produtos utilizados foram: alface (Lactuca sativa L.), berinjela (Solanum melogena), cebolinha (Allium pisfulosum),cheiro verde (Petroselinum sativum), coentro (Coriandrum sativum L.), couve (Brassica oleracea L.), pimentão (Capsicum annuum L.) consorciados com Gliricidia (Gliricidia sepium). Para a estimativa dos índices estacionais de preço, fez-se uso do método da média aritmética móvel centralizada em 12 meses. Para a avaliação econômica utilizou-se os seguintes critérios: a Relação Benefício-Custo (RB/C); o Valor Presente Líquido (VPL); Taxa Interna de Retorno (TIR), utilizando taxas de desconto de 6%, 9% e 10%. Os resultados indicaram haver viabilidade econômica somente em curto prazo, deixando dúvidas sobre a viabilidade em outros horizontes temporais, necessitando, de certa forma, modificações no gerenciamento e planejamento do projeto, priorizando mudanças tecnológicas que possam aumentar a rentabilidade da área na atividade de produção orgânica. Diante do apresentado, conclui-se que os sistemas orgânicos podem caracterizar como sendo uma alternativa para agricultura familiar, possibilitando melhoria da qualidade de vida e agregando valor a propriedade a rural e atendendo os anseios da sociedade por uma alimentação saudável, conservacionista e de geração de emprego.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.