Avaliação de fatores relacionados à presença de insetos em madeireiras localizadas em Campina Grande - PB.
Palavras-chave:
madeira, xilófagos, deteriorizaçãoResumo
Diversos insetos, entre cupins, mangangavas e besouros que habitam a madeira, podem causar danos em seus aspectos e características físicas e químicas que podem inviabilizar a sua comercialização. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de reunir informações relacionadas à presença de insetos de madeiras em indústrias madeireiras de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, foi realizado uma pesquisa, com questionário, em madeireiras de grande e pequeno porte do comércio de Campina Grande-PB. Foi observado que, os proprietários das madeireiras apresentaram, em geral, grande tempo de experiência na área de atuação, mas, conhecem apenas um ou dois insetos de madeira (cupim e serra-pau). A maioria que declararam ter enfrentado problemas com insetos, principalmente cupim, declararam não ter tido prejuízo e que essa madeira, geralmente, é vendida para uso energético ou para fabricação de estofados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.