VALORAÇÃO AMBIENTAL DO “OLHO D’ÁGUA DA CHUVA” EM PALMEIRA DO PIAUÍ (PI).
Palavras-chave:
método de avaliação contingente, economia ambiental, conservação do meio ambienteResumo
Este trabalho teve como objetivo verificar o valor financeiro que a população da cidade de Palmeira, no estado do Piauí, estaria disposta a pagar para que a área “Olho d’agua da chuva” fosse preservada, utilizando o Método de Avaliação de Contingente. Especificamente, pretendeu-se relacionar essa disposição a pagar com o perfil do entrevistado; com a importância ambiental da área; e com o grau de conhecimento dos entrevistados, sobre consciência ambiental. Utilizou-se o método de valoração de contingente, que possibilita a obtenção de estimativas de valores dos atributos ambientais, e que melhor se adapta a região. A população vem se preocupando com preservação do meio ambiente, pois já são visíveis as mudanças que a área vem sofrendo ao longo do tempo, o que aumenta a disposição a pagar que de é 92% dos entrevistados estando dispostos a contribuir para que a referida área fosse preservada. Embora todos tenham a consciência de que é preciso preservar, poucos participam ou contribuem nas ações ambientais que são realizadas no município. Verificou-se também, que este trabalho contribuiu para a conservação ambiental do município e de outras comunidades vizinhas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.