Capacidade de absorção de fósforo e potássio por espécies espontâneas em unidades de produção de base ecológica no Brejo Paraibano
Palavras-chave:
ervas daninhas, fertilidade, nutrição, solosResumo
Sistemas produtivos que sejam embasados nos moldes do desenvolvimento sustentável destacam-se diante da promoção da agrobiodiversidade e a manutenção dos ciclos biológicos em unidades produtivas. Este trabalho objetivou avaliar a capacidade de absorção de fósforo e potássio por três espécies espontâneas em unidades de produção de base ecológica no Brejo Paraibano. O experimento foi realizado em condições de campo nas propriedades Sítio Pitiá, Gruta de Cobra e Bonfim, localizadas no município de Areia-PB. As espécies de ocorrência espontânea estudadas foram: Alternanthera tenella Colla, Ageratum conyzoide L. e Delilia biflora (L.) Kuntze. Foram coletados a matéria fresca do tecido vegetal aéreo das espécies em estudo, na altura de 10 cm do solo, posteiormente, cada amostra foi submetida à análise química para determinação dos teores de fósforo e potássio, segundo metodologia descritiva. As amostras de solo foram retiradas a uma profundidade de 0-20 cm para à determinação dos elementos químicos fósforo e potássio. Os tratamentos foram distribuídos em blocos ao acaso, em esquema fatorial 3 × 3 referente a três espécies vegetais e três propriedades agrícolas em quatro repetições, totalizando 36 unidades experimentais. As espécies A. tenella e A. Conyzoides foram mais eficientes como plantas extratoras de potássio do solo nas três propriedades avaliadas. A espécie D. biflora possui menor avidez por potássio que as demais. A. conyzoides apresentou a maior absorção de fósforo. Os níveis de fósforo no solo não influenciaram de forma proporcional o consumo pelas plantas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.