Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental em duas escolas públicas de Sergipe
Palavras-chave:
Ciências Naturais, anos iniciais, escolas públicas.Resumo
Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa que teve como objetivo geral investigar como ocorre o ensino das Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) em algumas escolas públicas de Sergipe. Neste trabalho apresentamos o perfil dos professores de duas escolas públicas do estado de Sergipe e a caracterização do ensino da disciplina Ciências Naturais no terceiro e no quarto anos do Ensino Fundamental das escolas pesquisadas. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários, entrevistas e observações. Na mesma linha de outros estudos que tratam da formação do professor que atua nos anos iniciais, constatamos a necessidade de que, durante o processo formativo, seja dada mais atenção aos conhecimentos pedagógicos e de conteúdos que contribuam para o ensino dos conhecimentos científicos escolares nesse nível de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.