Em Nome da Fé Católica: A Criação do Colégio Santa Teresinha
Palavras-chave:
Igreja católica, educação, Sergipe, escolas confessionais, colégio Santa TeresinhaResumo
O cenário da educação de Sergipe na primeira metade do século XX foi marcado pela criação de colégiosconfessionais católicos. A criação destes colégios é compreendida como uma estratégia católica paraconter o avanço do protestantismo no Brasil, como também oferecer aos filhos das famílias de recursosuma educação católica. Dentre os colégios criados neste período destaque-se o Colégio Santa Teresinha,fundado na cidade de Boquim- SE pelo Padre José Gumercindo Santos, que objetivava revitalizar agrande missão educadora e evangelizadora da Igreja Católica por meio da educação da juventude. Estetrabalho é parte da pesquisa do Mestrado, em andamento, e tem como objetivo compreender a criação doColégio Santa Teresinha em meio às ações da Igreja Católica na educação sergipana. Utilizando-se dosprincípios teóricos e metodológicos da História Cultural, esse trabalho analisou fontes escritas e orais.Downloads
Publicado
2012-12-04
Como Citar
Rodrigues, S. P. (2012). Em Nome da Fé Católica: A Criação do Colégio Santa Teresinha. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1202
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.