Field Checklists como Metodologia para Avaliação Biofísica de Sistemas Ambientais
Palavras-chave:
Listas de controle de campo, avaliação biofísica, sistemas ambientaisResumo
O método de estudo utilizado na pesquisa baseia-se na elaboração de listas de controle de campo (fieldchecklists) estabelecidas segundo a adaptação do Programa ELOISE/DUNES da União Européia, a fimde avaliar as condições que produzem uma aceleração do ritmo da degradação dos sistemas ambientais.As checklists são organizadas com base na seleção de 46 variáveis, todas elas divididas em cinco seçõesque compreendem informações quanto ao sítio e morfologia dunar, às características da praia, àscaracterísticas da superfície dunar nos primeiros 200 metros, às pressões de uso e às medidas de proteçãorecente. A aplicação das checklists dá – se por meio de registro de campo feito por observadoresselecionados a partir do critério de possuírem conhecimentos gerais e específicos sobre assuntosreferentes à pesquisa, permitindo a avaliação biofísica de sistemas ambientais através dos fatoresbiofísicos (seções A, B e C) e antrópicos (seções D e E).Downloads
Publicado
2012-12-04
Como Citar
Oliveira, A. C. de A., Costa, J. de J., & Melo e Souza, R. (2012). Field Checklists como Metodologia para Avaliação Biofísica de Sistemas Ambientais. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1194
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.