Síntese de zeólita A a partir de uma nova ocorrência de caulim da região de Bom Jardim de Goiás - GO
Palavras-chave:
Caulinita, síntese, zeólita AResumo
O presente estudo teve como objetivo a síntese da zeólita A, utilizando como fonte de silício e alumínio caulinita, proveniente da região de Bom Jardim de Goiás-GO. As amostras coletadas foram caracterizadas, por difratometria de raios X, microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia de infravermelho e fluorescência de raios X. O material foi submetido a uma temperatura de 700ºC por 2 horas, para se obter a metacaulinita. Em seguida, a síntese foi realizada sob condições hidrotérmicas em solução de NaOH a 4,0 molar por 3h a 75 ºC. Os difratogramas do material sintetizado mostraram uma estrutura cristalina típica da zeólita A, sendo observados, através de fotomicrografias cristais cúbicos característicos. Os espectros de absorção no infravermelho mostraram bandas em 453, 554 e 657 cm-1, características de zeólitas A. A média das razões molares calculadas de SiO2/Al2O3 e Na2O/SiO2 foram 1,226 e 0,334 respectivamente.Downloads
Publicado
2013-01-27
Como Citar
Silva, W. L. L., Oliveira, S. P. de, & Viana, R. R. (2013). Síntese de zeólita A a partir de uma nova ocorrência de caulim da região de Bom Jardim de Goiás - GO. Scientia Plena, 8(11(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1104
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.