Controle de nematóide de galhas por Pleurotus ostreatus
Palavras-chave:
Lactuca sativa, nematóide de galhas, controle alternativoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de isolados do fungo de podridão branca Pleurotus ostreatus no controle do nematóide de galhas, em alface. Os fungos utilizados foram DF39, EF58, EF60 e PS5 de P. ostreatus. Os inoculantes fúngicos foram produzidos em substrato à base de pó de coco autoclavado. O plantio das mudas de alface Luiza Veia foi realizado vasos com inoculante fúngico: solo autoclavado, na proporção de 1:3. Em cada vaso foi realizada a inoculação de 5 mL de água destilada contendo 100 µL da suspensão de nematóides com 600 ovos de Meloidogyne incognita. Foram realizadas inoculações em três pontos ao redor da raiz. Os parâmetros avaliados foram número de galhas e de massas de ovos nas raízes de alface, após 35 dias do plantio. Todos os isolados fúngicos testados reduziram o número de galhas e de massas de ovos de Meloidogyne, em comparação com o controle.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.