Resistência mecânica à penetração sob diferentes sistemas de uso do solo
Palavras-chave:
pastagem, compactação, física do soloResumo
O cultivo do solo sob diversos sistemas de manejo tem provocado mudanças nas propriedades físicas e morfológicas do solo. O objetivo deste trabalho foi determinar a influência de três diferentes formas de uso do solo sobre a resistência mecânica à penetração (RMP). O trabalho foi realizado na Fazenda Experimental Chã-de-Jardim, CCA/UFPB, Areia, Paraíba. O ensaio foi conduzido em Latossolo Amarelo seguindo delineamento inteiramente casualizado com oito repetições (pontos amostrais). Utilizou-se o esquema de parcelas subdivididas, tendo nas parcelas, de dimensão 35x35 m, três diferentes sistemas de uso do solo: campo nativo, área cultivada e área de pastagem; nas subparcelas, cinco profundidades: 0-10, 10-20, 20-30, 30-40 e 40-50 cm. O solo sob cultivo apresentou RMP máxima de 1,917 MPa. Na área sob pastagem constatou-se média máxima de 2,698 MPa. A área de cultivo foi a que apresentou, no geral, os menores valores médios de resistência mecânica à penetração. A área de pastagem apresentou os maiores valores de resistência mecânica à penetração nos primeiros 30 cm de profundidade. Em profundidades superiores a 30 cm, os maiores valores médios de resistência mecânica à penetração foram observados no campo nativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.