Trajetórias e experiências de socialização docente na perspectiva de gênero
Palavras-chave:
Docência, Gênero, Trajetórias.Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar que as trajetórias e experiências de socialização dos/as docentes são importantes para uma reflexão relativa aos sentidos e significados atribuídos ao trabalho. A pesquisa foi desenvolvida no modelo de estudo qualitativo, por meio de estudo de caso para a coleta de dados, através da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que as trajetórias e a diversidade de experiências de socialização dos/as docentes são relevantes para a análise das relações sociais de gênero, no campo do trabalho docente, na medida em que é nas trajetórias de vida que se configuram os sentidos e significado do trabalho, privilegiando suas formas de produção/reprodução nos espaços de socialização e na relação entre formação/trabalho/contexto familiar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.