Índice de rendimento em cultivares de brócolis tipo ramoso sob manejos de fertilização na Amazônia central
Palavras-chave:
Brassica oleracea (L.) var, itálica, plantio de brócolis, olericultura no AmazonasResumo
A adoção de práticas de manejo, aliadas a escolha de cultivares que se traduzem em melhores resultados agronômicos são essenciais para o sucesso e expansão da atividade olerícola na Amazônia. Neste sentido, para subsidiar a olericultura na região, foram avaliados níveis de produtividade de brócolis no município de Presidente Figueiredo, AM, em cultivo a campo no período de 2009/2010. Os tratamentos corresponderam a duas cultivares de brócolis do tipo ramoso, cv. santana e cv. piracicaba, combinadas com quatro níveis de adubação: NPK 4-14-8 + esterco, NPK 10-10-10, esterco e a testemunha, arranjados no delineamento de blocos casualizados em esquema fatorial 2x4, com 4 repetições. Os componentes avaliados foram: rendimento de inflorescências g/planta e número de inflorescências n°/planta, no período de cinco colheitas. O teste F (p<0,05) foi significativo apenas entre o fator correspondente às cultivares e fontes de adubação. Pela análise de regressão, foi observado nas duas cultivares máximo rendimento em massa fresca na 1ª colheitae maior número de inflorescências na 3ª e 4ª colheita. No agrupamento das médias pelo teste Tukey, a 5% de significância, os resultados indicaram influência da fonte de fertilização sobre o desenvolvimento produtivo de inflorescências. As plantas submetidas à fertilização com NPK + esterco mostraram ser a melhor alternativa para o rendimento de massa fresca e número de inflorescências comerciais, acumulando 0,575 g/planta e até 10,2 inflorescências/planta. A cv. piracicaba demonstrou superioridade tanto na produção de massa fresca quanto em número de inflorescências, acumulando 0,593 g e 11,5 inflorescências/planta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.