Análise do setor de madeira serrada no município de Barra do Choça – BA

G. C. Vieira, P. H. A. Cerqueira, M. C. A. Ribas, A. P. Neto, G. C. Silva, J. S. Amorim

Resumo


Com a crescente demanda de madeira serrada nos últimos anos, o estudo da cadeia produtiva madeireira é de fundamental importância para a melhor gestão do setor. Portanto, o objetivo deste trabalho foi caracterizar o perfil do segmento de madeira serrada, desde a origem da matéria-prima, do mercado e comercialização na região e a geração de resíduos na atividade industrial de transformação da madeira no município de Barra do Choça - BA. Os dados foram obtidos através de entrevistas com aplicação de questionários aos responsáveis em todas as madeireiras do município. Os aspectos analisados contemplaram à origem da matéria prima, a finalidade da madeira e a utilização de seus resíduos, bem
como, a sua destinação final. Foi observado o consumo médio de 312,5 m3 de madeira no ano de 2008, sendo essa, na maioria de florestas plantadas. Observou-se um consumo médio de 312,5 m3 de madeira no ano de 2008, sendo a maioria oriunda de florestas plantadas. Também se pode observar um baixo aproveitamento dos resíduos gerados nos estabelecimentos.

Palavras-chave


Produtos madeireiros; Matéria-prima florestal; Resíduo madeireiro

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.