Neurocitoma central – relato de caso
Palavras-chave:
Neurocitoma central, Tumores do SNC, PediatriaResumo
O neurocitoma central se apresenta como um tumor localizado no terceiro ventrículo, destruindo a porção anterior do fórnix, o septo pelúcido, invadindo o ventrículo lateral. Os pacientes podem apresentar sintomas como distúrbios amnésicos e de comportamento, dor de cabeça e evidência clinica de pressão intracraniana elevada. O diagnóstico diferencial deve ser estabelecido com ependimomas, astrocitomas, oligodendromas intraventriculares ou neuroblastomas cerebrais primários – o diagnóstico é estabelecido por tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética, microscopia eletrônica e métodos de imuno-histoquimica. Este relato de caso descreve um neurocitoma central em um paciente de 16 anos de idade, os sinais e sintomas, exames de imagem (tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética), análise histopatológica e imuno- histoquímica, e o tratamento utilizado.Downloads
Publicado
2013-04-03
Como Citar
ROCHA MARTINS, I. C., DUDEQUE PIANOVSKI, M. A., PERCICOTE, A. P., & ROCHA ARAKI, M. V. (2013). Neurocitoma central – relato de caso. Scientia Plena, 9(2). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/992
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.