Em busca da sustentabilidade: Mensuração e avaliação da dimensão social em assentamento agroextrativista no Estado de Sergipe
Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Agroextrativismo, Indicadores de SustentabilidadeResumo
Várias proposições foram operacionalizadas com a finalidade de mensurar a sustentabilidade em diversas escalas, desde locais a globais, uma delas é o uso de indicadores de sustentabilidade, ferramentas importantes que permitem mensurar as modificações antrópicas num determinado sistema e comunicar, de forma simplificada, o estado deste em relação aos critérios e às metas estabelecidas para avaliar a sustentabilidade. O presente estudo teve como objetivo subsidiar uma forma de mensurar a sustentabilidade das famílias de agricultores inseridos no contexto agroextrativista, tendo como foco a análise da dimensão social, por meio do uso da metodologia MESMIS. Foram selecionados 15 indicadores de sustentabilidade social divididos em duas categorias: acesso aos serviços públicos básicos e Inserção em formas organizativas. Foram encontradas fragilidades e potencialidades no contexto agroextrativista, assim como, a formação de índices baixos de sustentabilidade na categoria Inserção em formas organizativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.