Cálculo de propriedades termodinâmicas do modelo de Hubbard usando teoria de perturbação
Palavras-chave:
Modelo de Hubbard, teoria da perturbação, propriedades termodinâmicasResumo
Sistemas magnéticos de elétrons fortemente correlacionados estão presentes em muitos materiais tecnologicamente relevantes. Modelos desses sistemas têm sido estudados de inúmeras diferentes abordagens teóricas. A teoria de perturbação vem sendo utilizada com sucesso na investigação de propriedades termodinâmicas de modelos desses sistemas em redes unidimensionais. Neste trabalho, estendemos a abordagem de teoria de perturbação de Beni e Pincus, aplicada originalmente para redes unidimensionais, para redes de diferentes geometrias. Determinamos o calor especifico e asusceptibilidade magnética do modelo de Hubbard para as redes quadrada, tipo ladder (escada) e unidimensional dimerizada. Nossos resultados, nos limites de validade dos parâmetros utilizados para realizar a abordagem perturbativa, são coerentes com os disponíveis na literatura, obtidos por outras técnicas. Alem disso, mostramos que a nossa abordagem de teoria de perturbação é viável de ser aplicada
a diversos outros tipos de rede, inclusive tridimensionais. Concluímos que na forma apresentada nesse trabalho, a teoria de perturbação torna-se uma importante ferramenta de investigação de propriedades termodinâmicas de modelos de sistemas magnéticos de elétrons fortemente correlacionados.
Downloads
Publicado
2012-06-22
Como Citar
Souza, T. X. R., & Macedo, C. A. (2012). Cálculo de propriedades termodinâmicas do modelo de Hubbard usando teoria de perturbação. Scientia Plena, 8(3(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/985
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.