Identificação das Ações Impactantes na Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu, Aracaju – Se
Palavras-chave:
Mata Atlântica, Matriz de Leopold, ações impactantesResumo
No Brasil a Mata Atlântica está reduzida a 7% de sua área original e um dos fatores atrelados a esta redução é que 70% da população do país residem nesse bioma. A Área de Proteção Ambiental (APA) Morro do Urubu é de relevante importância e devem-se realizar estudos com a finalidade de subsidiar ações de proteção do único remanescente de Mata Atlântica de Aracaju. O objetivo desta pesquisa foi identificar as ações impactantes relacionadas ao meio ambiente, existentes na APA Morro do Urubu, Aracaju, SE. A coleta de dados em campo ocorreu durante nos meses de julho de 2008 a abril de 2009, além da coleta de dados secundários. As ações impactantes identificadas foram analisadas pela adaptação da matriz de Leopold e Estudos da Paisagem. Foram identificadas seis ações impactantes: Desmatamento; Expansão imobiliária; Acúmulo de resíduos sólidos; Extração mineral; Torres de transmissão e Despejo de efluentes domésticos. A partir da análise das ações impactantes foram recomendados dez programas visando subsidiar o plano de manejo da APA aliado à promoção do desenvolvimento local sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.