Estudo das transições de fase em cerâmicas de Ba1-xCaxTiO3
Palavras-chave:
BaTiO3, Pechini, Transição de FaseResumo
Neste trabalho as propriedades dielétricas de corpos cerâmicos de Ba1-xCaxTiO3 (X = 0, 0.05, 0.15 e 0.23) foram investigadas por meio da técnica de espectroscopia de impedância. As cerâmicas foram produzidas a partir de pós nanométricos, sintetizados pelo método Pechini, e apresentaram fase cristalina única com boa homogeneidade microestrutural. As medidas elétricas foram realizadas para estudar a influência da concentração do cálcio nas transições de fase estruturais do BaTiO3, de 15 K a 420 K, à frequência de1KHz; por meio das curvas de constante dielétrica versus temperatura foi observado a presença de três
transições de fase estruturais: cúbica-tetragonal, tetragonal-ortorrômbica e ortorrômbica-romboédrica para amostras até 15 mol% de Ca. Acima desta concentração somente a transição cúbica-tetragonal (transição de Curie) foi observada, no intervalo de temperatura estudado.
Downloads
Publicado
2012-06-22
Como Citar
Oliveira, T. C., & Silva, R. S. (2012). Estudo das transições de fase em cerâmicas de Ba1-xCaxTiO3. Scientia Plena, 8(3(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/963
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.