Síntese e sinterização a laser de cerâmicas de SrAl2O4:Eu,Dy
Palavras-chave:
Aluminato de estrôncio, Sinterização a laser, fosforescênciaResumo
Materiais com fosforescência de longa duração tem atraído atenção devido ao seu grande potencial em aplicações práticas em vários campos, como por exemplo, displays eletrônicos, detectores de raios de alta energia, radiografia digital, memórias ópticas e armazenamento de imagens. Em particular, o aluminato de estrôncio dopado com Eu2+ e co-dopado Dy3+ (SrAl2O4:Eu,Dy) apresenta fosforescência com tempo de vida de até 10h. Portanto, no presente trabalho, tivemos como objetivo a síntese pelo método dos precursores poliméricos e a sinterização a laser do SrAl2O4:Eu,Dy. Neste método, um laser de CO2 é utilizado como a principal fonte de calor para a sinterização, resultando em um processamento com elevadas taxas de aquecimento e resfriamento. Para a caracterização empregamos as técnicas de Análise Térmica Diferencial, Termogravimetria e Difração de raios X.Downloads
Publicado
2012-06-22
Como Citar
Souza, N. R. S., & Silva, R. S. (2012). Síntese e sinterização a laser de cerâmicas de SrAl2O4:Eu,Dy. Scientia Plena, 8(3(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/961
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.