Qualidade da água que entra no estuário do rio Vaza Barris pelo principal fluxo de contribuição de água doce

Autores

  • Anderson Nascimento Vasco Universidade Federal de Sergipe
  • Daniel Ornelas Ribeiro UESC
  • Ana Claudia Alencar da Silva Santos UFS
  • Arisvaldo Vieira Mello Júnior UFS
  • Edson Diogo Tavares Embrapa Tabuleiros Costeiros
  • Luis Carlos Nogueira Embrapa Tabuleiros Costeiros

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar a qualidade da água que entra no estuário do Rio Vaza Barris pelo principal fluxo de contribuição de água doce, através de parâmetros físico-químicos e microbiológicos, durante a estação seca do ano de 2008. A água foi amostrada em dois pontos de coleta, um à montante (Ponto 1) e outro à jusante (Ponto 2) da cidade de Itaporanga d’Ajuda, o que permitiu avaliar aspectos da qualidade da água do rio antes e depois de passar pelo perímetro urbano. Os resultados foram comparados aos padrões brasileiros de qualidade para as águas salobras (Classe 1), conforme a Resolução CONAMA n° 357, de 2005, e da Portaria nº 518/04 para potabilidade do Ministério da Saúde. Os teores de ferro em ambos os pontos de amostragem à montante (0,36 mg.L-1), e, à jusante (1,59 mg.L-1), estiveram acima do limite estabelecido (0,3 mg.L-1), mostrando que o valor de jusante ultrapassou o limite em mais de 5 vezes. Para coliformes termotolerantes, os valores de 400 NMP/100 mL (montante) e 3400 NMP/100 mL (jusante), ultrapassaram o limite de 200 NMP/100 mL para irrigação em 2 e 17 vezes, respectivamente. Considerando o limite de 1000 NMP/100 mL para as demais finalidades de uso da água do rio, somente a água a jusante do perímetro urbano estaria desqualificada (3,4 vezes acima do limite). Esses resultados indicam a presença de fontes poluentes antes e depois da cidade de Itaporanga d’Ajuda, demandando ações mitigatórias urgentes.

Biografia do Autor

Anderson Nascimento Vasco, Universidade Federal de Sergipe

Anderson Nascimento do Vasco

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Sergipe (2008), mestrando em Agronomia (Agroecossistemas) pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Recursos Hídricos e ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água e análise de sistemas de recursos hídricos..


Daniel Ornelas Ribeiro, UESC

Daniel Ornelas Ribeiro


Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível 3

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Possui mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando na área de Solos e Nutrição de Plantas.

Ana Claudia Alencar da Silva Santos, UFS

Ana Cláudia Alencar da Silva Santos

possui curso-tecnico-profissionalizante em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (2008) .

Arisvaldo Vieira Mello Júnior, UFS

Arisvaldo Vieira Mello Junior

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1989), mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Recursos Hídricos) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1996). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe (2006-2010) e atualmente é Professor RDIDP da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Recursos Hídricos e Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem hidrológica, sistema de suporte a decisão, gestão e planejamento de recursos hídricos, manejo de bacias hidrográficas, alocação de água, qualidade da água e análise de sistemas de recursos hídricos

Edson Diogo Tavares, Embrapa Tabuleiros Costeiros

Edson Diogo Tavares

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1987), especialização em Análise Econômica pela Universidade Federal de Sergipe (1999) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2004). Pesquisador da Embrapa. Experiência na área de agronomia, com ênfase em desenvolvimento rural, atuando nos temas: agricultura familiar, agroecologia e sistemas de produção sustentáveis.

Luis Carlos Nogueira, Embrapa Tabuleiros Costeiros

Luis Carlos Nogueira

Possui graduação em Agronomia, pela Universidade Federal do Espírito Santo (1983), mestrado em Irrigação e Drenagem, pela Universidade Federal do Ceará (1987), e Ph.D. em Engenharia Agrícola e Biológica, pela Universidade da Flórida (2005). Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Tabuleiros Costeiros. Tem experiência e interesse em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de Ciências Agrárias e Biológicas, principalmente em assuntos voltados para energias renováveis, manejo de água, qualidade de água, microirrigação, aspersão, automação e avaliação de sistemas de irrigação, identificação e crescimento de plantas, estudos com sistemas agroflorestais e com novas culturas potenciais para usos ornamentais, medicinais e industriais. Tem experiência internacional nos Estados Unidos, Espanha e Israel.

Downloads

Publicado

2010-11-16

Como Citar

Vasco, A. N., Ribeiro, D. O., Santos, A. C. A. da S., Mello Júnior, A. V., Tavares, E. D., & Nogueira, L. C. (2010). Qualidade da água que entra no estuário do rio Vaza Barris pelo principal fluxo de contribuição de água doce. Scientia Plena, 6(10). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/96

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)