Qualidade da água que entra no estuário do rio Vaza Barris pelo principal fluxo de contribuição de água doce
Resumo
Este trabalho objetivou avaliar a qualidade da água que entra no estuário do Rio Vaza Barris pelo principal fluxo de contribuição de água doce, através de parâmetros físico-químicos e microbiológicos, durante a estação seca do ano de 2008. A água foi amostrada em dois pontos de coleta, um à montante (Ponto 1) e outro à jusante (Ponto 2) da cidade de Itaporanga d’Ajuda, o que permitiu avaliar aspectos da qualidade da água do rio antes e depois de passar pelo perímetro urbano. Os resultados foram comparados aos padrões brasileiros de qualidade para as águas salobras (Classe 1), conforme a Resolução CONAMA n° 357, de 2005, e da Portaria nº 518/04 para potabilidade do Ministério da Saúde. Os teores de ferro em ambos os pontos de amostragem à montante (0,36 mg.L-1), e, à jusante (1,59 mg.L-1), estiveram acima do limite estabelecido (0,3 mg.L-1), mostrando que o valor de jusante ultrapassou o limite em mais de 5 vezes. Para coliformes termotolerantes, os valores de 400 NMP/100 mL (montante) e 3400 NMP/100 mL (jusante), ultrapassaram o limite de 200 NMP/100 mL para irrigação em 2 e 17 vezes, respectivamente. Considerando o limite de 1000 NMP/100 mL para as demais finalidades de uso da água do rio, somente a água a jusante do perímetro urbano estaria desqualificada (3,4 vezes acima do limite). Esses resultados indicam a presença de fontes poluentes antes e depois da cidade de Itaporanga d’Ajuda, demandando ações mitigatórias urgentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.