Síntese e Caracterização de Nanopartículas de Zn1-xMnxO
Palavras-chave:
Nanopartículas, óxido de zinco, magnetizaçãoResumo
Neste trabalho temos sintetizado nanopartículas de ZnO dopado com diferentes concentrações de manganês usando o método de co-precipitação. Resultados de difração de raios X (DRX) aliados com o método do refinamento Rietveld confirmaram a formação de nanocristais Zn1-xMnxO com tamanhos entre 46 e 58nm. Estes resultados também confirmaram a formação de uma fase isoamorfa a matriz para concentrações abaixo de 10% de Mn. Medidas de magnetização em função do campo realizadas emtemperatura ambiente para as amostras dopadas com 10% de Mn mostram um aumento na magnetização com o aumento do tamanho do cristalito.
Downloads
Publicado
2012-06-22
Como Citar
Costa, I. M., Cunha, T. R., Duque, J. G. S., & Meneses, C. T. (2012). Síntese e Caracterização de Nanopartículas de Zn1-xMnxO. Scientia Plena, 8(3(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/957
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.