Perfil lipídico e glicêmico em caminhoneiros da região central do estado do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Hiperglicemia, dislipidemias, estudos transversais, saúde do viajanteResumo
O presente trabalho avalia a glicemia e o perfil lipídico em caminhoneiros da região central do estado do Rio grande do Sul. Mediante estudo observacional transversal com 91 caminhoneiros foram descritos os comportamentos de risco e os valores séricos de glicose, colesterol total, triglicerídeos, colesterol HDL, LDL (fórmula de Friedewald). Os dados foram analisados através de estatística descritiva com o apoio do software SPSS (v 17.0). Houve dislipidemia em 79,2% (n=72) dos participantes, hiperglicemia em 13,18% (n=12) e associadas em 10% (n=9). Em relação aos comportamentos, 80,2% (n=73) disseram ser sedentário, 19,8% (n=18) eram fumantes e 52,7% (n=48) faziam uso de bebidas alcoólicas com frequência. A falta de atividade física e hábitos alimentares inadequados dos caminhoneiros associados à atividade profissional relatada por eles não lhes permite realizar hábitos saudáveis e manter uma boa qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.